Case: Igreja norte-americana migra sua operação de TV para 4K

Case: Igreja norte-americana migra sua operação de TV para 4K

Case: Igreja norte-americana migra sua operação de TV para 4K

A recente atualização foi além do HD e agora a Igreja é totalmente compatível com 4K (tecnologia que garante imagens mais nítidas e brilhantes)

Considerada a maior igreja do noroeste norte-americano, com sua programação realizada em redes nacionais, o Centro de Fé Cristão encontrou-se na necessidade de fazer um upgrade em sua infraestrutura de TV. Assim, sua recente atualização foi além do HD e agora a Igreja é totalmente compatível com 4K (tecnologia que garante imagens mais nítidas e brilhantes).

O show do pastor da igreja Casey Treat, “Vivendo com sucesso com Casey Treat”, uma combinação de ensinamentos de cultos com entrevistas, é transmitido semanalmente na TBN (Trinity Broadcasting Network) e no Canal Hillsong. No início deste ano, a equipe de engenharia de ambas as emissoras de TV solicitou que o show fosse produzido em HD para espelhar a aparência de sua outra programação.

A nova sala de controle, câmera e lentes captam conteúdo dos cultos dominicais e entrevistas em vídeo do Pastor Treat para o programa semanal que vai ao ar na Hillsong e na TBN. A combinação câmera/lente também é usada para transmissões ao vivo dos serviços do pastor para outros locais do Centro da Fé Cristã, para o site Federal Way da Igreja e outros sites de localização da Igreja, bem como para cobertura de circuito fechado dentro do santuário.

Chad Rose, presidente da Rose Media, empresa de integração de sistemas, foi chamado para liderar a transição SD para 4K de toda a instalação, incluindo a conclusão de uma sala de controle separada. Com a liderança de Rose, o Centro de Fé Cristão baseado em Federal Way, Washington (EUA), adicionou duas lentes FUJINON XA55x9.5BESM e dois zooms XA20x8.5BERM em quatro câmeras Blackmagic Design URSA Broadcast, no último mês de maio. Dentro de sua nova sala de controle permanente de 25’x25 ‘, um switcher e um visualizador Blackmagic, um sistema gráfico Renewed Vision e novos móveis foram instalados.

Dado o escopo das atualizações, o preço era uma consideração. “A igreja estava muito interessada na câmera Blackmagic por causa do valor”, diz Rose. “As igrejas estão começando a ver as câmeras como um investimento de quatro a seis anos e investem mais dinheiro em peças de longo prazo, como as lentes.”

“Embora o objetivo fosse o HD, todo o sistema agora é compatível com 4K”, relata Rose. “Do switcher às câmeras e lentes, aos multi-visualizadores, tudo é 4K. Eles apenas ligam o switcher e mudaram de SD para 4K de uma só vez.”

Embora a qualidade da imagem tenha sofrido uma recuperação séria, a curva de aprendizado foi muito menos acentuada para a equipe de câmera totalmente voluntária. “Eles passaram de um sistema de SD muito mais antigo”, acrescenta Rose, “e sem nenhum treinamento ou ensaio, estavam usando a nova câmera e as lentes. Foi realmente uma transição suave. ”

As câmeras estão posicionadas a mais de cem metros de distância do palco, então lentes que poderiam cobrir a distância eram essenciais. O XA55x tem uma distância focal de 9,5 a 525 mm (19,0 a 1050 mm com um extensor 2x). Ele vem com estabilização ótica de imagem, tornando-o ideal para qualquer aplicação em que o operador da câmera deva manter uma imagem estável por longos períodos, como eventos esportivos, locais de culto, apresentações corporativas ou shows. A lente XA20x ENG possui uma faixa focal padrão de 8,5-170mm e alcança até 340mm (com 2x), enquanto pesa apenas 3 ½ libras.

“A combinação do sensor de imagem 4K da câmera URSA com as lentes FUJINON é apenas uma ótima combinação”, explica Rose. “As imagens são excelentes e meu cliente não poderia estar mais satisfeito com os resultados. Com o sensor do tipo filme da URSA, combinado com uma grande lente como estas que podem manter o foco em toda a faixa de zoom e lidar com qualquer situação de iluminação, é uma verdadeira vantagem para as igrejas. Como a câmera de transmissão da URSA vem de fábrica com uma montagem B4, não são necessários adaptadores”.

“O visual produzido é mais cinematográfico. E se você precisar adicionar ganho, qualquer ruído resultante criado se apresenta de uma maneira mais semelhante a um filme do que uma combinação típica de câmera/lente de broadcast produziria. É um olhar muito agradável”, acrescenta Rose.

Compartilhe esse texto
QUER VISITAR A CHURCH TECH EXPO 2019?

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Church Tech Expo | de 27 a 29 de junho de 2019 | Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209 Santana – São Paulo/SP