Por que capturar dados de novos visitantes da igreja é importante? – PARTE 2

Por que capturar dados de novos visitantes da igreja é importante? – PARTE 2

Por que capturar dados de novos visitantes da igreja é importante? – PARTE 2

Saiba como a tecnologia pode te ajudar a interagir online com o novo visitante da sua igreja por meio de um processo automatizado e mais pessoal

No último post falamos sobre a importância do acompanhamento aos novos visitantes da igreja, pois mesmo que a primeira vez cause uma boa impressão, qualquer experiência desconcertante pode fazer com que eles não retornem na semana seguinte. Também compartilhamos as três razões pelas quais usar cartões de conexão digital, ou seja, formulários de captura de informações online, podem prejudicar suas chances de se conectar com estes novos visitantes e acompanhá-los nos dias posteriores ao primeiro encontro. Se você não leu esse post, clique aqui.

Agora vamos focar nas soluções! Qual é a melhor forma de fazer o acompanhamento dos novos visitantes da igreja?

Honestamente, não existe uma dica de ouro. É recomendado que você crie uma estratégia, e utilize tanto os métodos tradicionais de captura de dados quanto uma solução digital. O que quero dizer com isso? Que só depois de manter seu sistema focado no convidado e continuar a ouvir feedback e fazer ajustes, aí sim o que funcionar melhor para você será a melhor solução.

No entanto, para igrejas com o desejo específico de usar soluções digitais para capturar informações de novos convidados e, em seguida, acompanha-los, os dados sugerem que os Chatbot de texto, também conhecidos como textos de conexão digital, superam os cartões de conexão digital (formulários de captura de informações online). Mas, afinal, o que é Chatbot? É um programa de computador que simula um ser humano na conversação com pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador (explicação via wikipedia).

Chatbots de texto podem ser simples ou avançados (usando inteligência artificial) e trabalham no dispositivo de comunicação digital número 1: o celular. As igrejas podem usar o Chatbot de texto para capturar automaticamente as informações dos novos convidados em questão de segundos. Sem links.

Uma pergunta é feita, o convidado responde e, em seguida, esses dados são armazenados corretamente. Assim, os convidados de primeira viagem podem compartilhar nome, endereço, e-mail, número de telefone e aniversário, um passo de cada vez. Tudo via mensagens de texto. Sem links. E se eles param a qualquer momento, você já tem pelo menos o seu número e um nome.

Confira as diferenças entre formulários online e Chatbot de texto.

DIFERENÇA #1

Os formulários online funcionam por meio da captura de dados (o visitante vai a algum lugar e preenche o formulário on-line), já Chatbots de textos funcionam por meio da resposta automática (responda algumas perguntas fáceis, passo a passo, de maneira mais parecida com uma conversa).

DIFERENÇA #2

Enviar mensagens de texto ou conversar online é algo feito através de gerações. Muitas vezes, quanto mais natural algo parece, mais informações as pessoas provavelmente lhe darão.

DIFERENÇA #3

O formulário online é um processo “tudo ou nada” – você ganha ou perde. Já os textos são um processo “como você vai” – mesmo que o seu contato pare em um certo ponto, você ainda tem as informações que ele forneceu até então. E as plataformas de mensagens de texto podem verificar o estágio (etapa no processo) em que um contato está, e enviar um lembrete gentil lembrando-o de continuar.

As diferenças acima são ótimas razões para considerar a possibilidade de experimentar os Chatbots de texto, mas há considerações ainda mais convincentes:

  • Aumento no número de respostas
  • Conexão mais pessoal

e ao mesmo tempo:

  • Diminuição no tempo de administração
  • Processo mais automatizado e simplificado

E os 2 maiores ganhos gerais …

  • Estratégia de acompanhamento de convidados que pode contribuir significativamente para o crescimento da sua igreja
  • Mais tempo para você; ou seja, tempo que poderia ser direcionado em se conectar com todos esses convidados pessoalmente, um de cada vez, será usado em outras atividades da sua igreja

No geral, as novas tecnologias podem ajudar sua estratégia geral de acompanhamento dos visitantes de primeira viagem. Experimente e descubra qual é a melhor para você.

 

Jason Alexis é o criador da PastorsLine e co-autor do livro RethinkMinistry. Sua experiência como ex-engenheiro informou sua abordagem científica baseada em dados, ao criar estratégias e ferramentas digitais para igrejas. Jason também é o diretor de comunicação em sua igreja e um pai de estadia que homeschools seus dois meninos.

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