Nove atributos de um líder de adoração saudável

Nove atributos de um líder de adoração saudável

Nove atributos de um líder de adoração saudável

Confira o conjunto de traços, posturas e características que estão na Bíblia e devem transcender a cultura e a denominação

Minha igreja local está em busca de um líder de louvor [1]. Para esse fim, nosso pastor sênior reuniu um grupo de doze membros para um Comitê de Busca de Líderes de Adoração. Apesar da minha inépcia musical, eu estava entre os convidados a servir.

Acho que estou igualmente grato e aterrorizado. Afinal, o título de “líder de adoração” não está em lugar algum no Novo Testamento. Este fato instiga até mesmo a pessoa mais equilibrada em direção ao subjetivo e superficial, onde as linhas já desenhadas meramente evidenciam o que já vimos, conhecemos ou nos sentimos confortáveis.

Então, quero transmitir alguns pensamentos que desenvolvi ao orar sobre o que minha igreja irá realizar nas próximas semanas e sobre o que a sua igreja pode estar passando agora. Assim, intitulei-os “nove atributos de um líder de adoração saudável”.

NOVE ATRIBUTOS DE UM LÍDER DE ADORAÇÃO SAUDÁVEL

Estou convencido de que esses atributos são obrigatórios para qualquer um que conduza uma congregação no quesito “canções”, semana após semana. Longe de exaustivas, são um conjunto de traços, posturas e características que acredito serem informadas pela Escritura e devem transcender a cultura e a denominação.

1. Seu líder de adoração deve atender as qualificações bíblicas de um ancião.

Isso é importante. Mesmo que ele não seja chamado de ancião, a congregação provavelmente o tratará como um. E é importante lembrar que as qualificações para um ancião/pastor incluem ser “apto para ensinar”. Isto é o que os líderes de adoração fazem, e sua aptidão para ensinar (ou falta dela) é evidente toda semana nas músicas que eles escolhem e maneira que facilitam a adoração da congregação.

Eu preciso adicionar uma advertência aqui. Dependendo do aspecto principal de uma canção em sua congregação particular, atender às qualificações de um ancião pode ser desnecessário. Um amigo meu recorreu a esse ponto e ofereceu uma distinção útil: “Uma pessoa que está simplesmente liderando musicalmente precisa ter as qualificações bíblicas de um diácono. Uma pessoa que está liderando a parte do serviço que inclui canções, orações e leituras precisa ter as qualificações de um ancião.” Eu concordo, sob a suposição de que esse segundo cenário impulsiona naturalmente o “líder musical” ou o que te coloca em uma função mais ministerial.

2. Seu líder de adoração deve ser musicalmente capaz.

Isso é óbvio, eu sei. Talvez um estímulo mais específico e útil seja a escolha de músicas dentro de seu conjunto de habilidades. Você realmente ama aquele novo riff daquele velho louvor? Sim, eu também, mas é difícil cantar junto quando não consigo decifrar as palavras ou a melodia tão facilmente quanto entender os olhares do baterista e do guitarrista querendo dizer “vamos lá, cara, segue o compasso”.

Além disso, não é sensato deixar essa qualificação orientar a escolha do músico; na verdade, isso deve ser subserviente a quase todo o resto. Um músico piedoso e medíocre servirá nossas igrejas muito melhor a longo prazo do que um talento sublime que lê seus mapas de acordes mais do que sua Bíblia.

Já fez a sua inscrição na Church Tech Expo? Clique aqui e garanta a sua vaga.

3. Seu líder de adoração deve ser invisível (quase).

Um convidado que saia da reunião de domingo deve ficar mais impressionado com o testemunho da congregação louvando a Deus na música do que pela capacidade ou presença de um homem. “UAU, essas pessoas adoram cantar para Jesus!” é sempre melhor que “Cara, esse músico é ótimo!”.

4. Seu líder de adoração deve estar comprometido com a liturgia ancorada no evangelho.

Eu estou usando “liturgia” em um sentido geral, como no “fluxo” da reunião, não uma forma repetitiva de sentar e cantar, que deve ser seguida semanalmente. Toda reunião de igreja segue algum tipo de liturgia; a questão é se ela reflete o caráter de Deus e o conteúdo do evangelho ou apenas a abordagem “o que nos impressiona”.

A ancoragem da liturgia no evangelho pode significar transições entre músicas que ajudam a mover a congregação através do serviço. Leituras das escrituras, orações, testemunhos da graça de Deus amarrados ao tema da passagem a ser pregada – tudo isso até os corações e mentes dos presentes. A preparação fervorosa e ponderada de antemão cultiva uma cultura apropriadamente intencional em uma igreja. Não assuma que o Espírito Santo só funciona “no momento”.

5. Seu líder de adoração deve trabalhar em conjunto com o pregador.

O líder de louvor não toma decisões em uma ilha. Cada canção deve estar a serviço da Palavra pregada. Isso lembra a igreja de uma verdade importante: o pregador também é um líder de adoração. Ninguém adora a Deus não menos por ouvir um sermão do que por assinar uma canção.

Isso não é dizer que os temas do sermão e as músicas devem ser idênticas em um sentido restrito. Mas se, digamos, seu pastor está pregando sobre a ressurreição, cante canções que desempenhem o significado daquele evento em oposição a canções que se referem à bondade de Deus em suas interações gerais com seu povo. Este último é um tópico mais do que digno, é claro, mas a ressurreição é um evento específico que revela coisas específicas sobre Deus e sobre nós. Esse tipo de cooperação entre música e sermão é uma oportunidade para louvar a Deus específica e exclusivamente em resposta à sua revelação.

6. Seu líder de adoração deve estar comprometido com a expressão de uma vasta gama de emoções.

Todos os encontros de domingo devem ter momentos de adoração, ação de graças, confissão, celebração e afins. A igreja deve ser um espaço onde uma gama de emoções seja aceitável: culpa, vergonha, tristeza, alegria, gratidão e assim por diante. Quando nós só cantamos músicas otimistas sobre o quão felizes estamos de estar na casa do Senhor, ou como vamos servir nossas tripas na próxima semana porque Jesus é incrível, nós ensinamos tacitamente às pessoas que se sentem tristes ou culpadas ou oprimidas, e de alguma forma sub-cristã, uma postura imprópria para louvar a Deus.

Há muitas canções que exaltam Jesus, ao mesmo tempo em que são honestas sobre sentir tristeza e dor. Eu nunca vou esquecer de cantar “Be Still My Soul” alguns dias depois de ouvir sobre o diagnóstico de câncer terminal de um amigo. Embora sombrio e projetado para provocar emoções que talvez poucos presentes estivessem sentindo, essa música me colocou nos braços amorosos de Jesus. Canções felizes podem fazer isso também? Claro. Mas quando nunca há qualquer temperamento de tristeza em nossas reuniões corremos o risco de transmitir uma falsa mensagem sub-cristã sobre o que significa ser um humano perseguindo a semelhança de Cristo em um mundo caído. Estamos comunicando a nossos membros e visitantes que os cristãos estão sempre felizes e que um relacionamento com Cristo erradica o sofrimento. Estamos colocando as pessoas para decepção ou despreparo em face da dificuldade.

Aproveite para fazer a sua inscrição na Church Tech Expo, é gratuito.

7. Seu líder de adoração deve estar comprometido com a adoração explícita de Jesus.

Isso é menos sobre o tom e mais sobre as palavras de certas músicas. A grande maioria das músicas de uma igreja deve ser claramente cristã – exaltando não apenas as características de Deus, mas as verdades do evangelho. Devemos cantar algumas músicas que um judeu não convertido poderia cantar alegremente – isto é, devemos cantar sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Palavras como “pecado” e “evangelho” e “cruz” devem aparecer com freqüência e talvez até mesmo ser explicado para os presentes que, francamente, não sabem a diferença entre uma igreja batista e uma sinagoga judaica. Assumir que todos os presentes são cristãos e sabem o que as palavras significam, é uma receita para confusão.

8. Seu líder de adoração deve encorajar e alistar a participação congregacional.

Além de encorajar o canto congregacional alto, o líder de louvor também pode pedir a vários membros da igreja que orassem durante o culto. Isso oferece oportunidades de visibilidade e participação para muitos, não apenas para poucos com talento musical.

9. Seu líder de adoração deve estar principalmente preocupado em honrar a Deus e defender Jesus e o evangelho, mais do que alcançar a próxima geração ou qualquer outro grupo demográfico pré-determinado.

Toda igreja precisa ser culturalmente informada, mas nenhuma igreja deve ser culturalmente dirigida. Se conversas sobre fecundidade começam a desbancar aquelas sobre fidelidade, então o primeiro passo foi dado em direção a uma mentalidade de adoração centrada no homem que precisará ser atualizada em poucos anos.

Além de Cristo, cada geração da raiz de Adão está morta em seus pecados, em desesperada necessidade das palavras animadoras de Cristo. Por causa disso, depois de deixar sua igreja no domingo, ninguém precisa pensar para si mesmo: “Cara, essa música foi ótima!” Mais do que tudo, eles precisam ter ouvido o evangelho de forma clara e explícita; eles precisam estar conscientes de sua terrível situação, à parte de Cristo e – ainda mais – de sua mão estendida como seu Salvador todo-suficiente e sempre gracioso.

[1] O jargão para esse tipo de trabalho é disforme: ministro da música, pastor de música, pastor de música e artes, diretor de arena contemporânea… enfim, uso “líder de adoração”, pois parece-me que inclui todos eles.

Por Alex Duke
Alex Duke é o gerente editorial do 9Marks. Ele mora em Flushing, Nova York, e é um dos pastores da North Shore Baptist Church. Você pode encontrá-lo no Twitter em @_alexduke_.

Compartilhe esse texto
QUER VISITAR A CHURCH TECH EXPO 2024?

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Church Tech Expo | de 05 e 06 de junho de 2024 | Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo/SP