Não é novidade que muitas igrejas lutam para se manterem consistentes nos esforços de comunicação da igreja. Muitas vezes, os e-mails são enviados de forma irregular ou as redes sociais ficam sem atualização diária ou semanal. Emergências acontecem e as pequenas igrejas são as que lutam mais sem uma equipe grande ou um departamento inteiro para fazer as coisas acontecerem. Mas acima de tudo, ser consistente na comunicação pode ser um dos melhores usos dos recursos da sua igreja.
Como acontece com qualquer projeto de comunicação, há uma variedade de fatores envolvidos. Pesquisei alguns grupos de ministérios do Facebook para confirmar minhas suspeitas em quais são os três principais problemas na comunicação da igreja: 1) muita gente envolvida 2) falta de conhecimentos e recursos e 3) falta de tempo.
Todos nós já tivemos a experiência da preparação para o jantar de Natal quando vovó, mamãe, filha e talvez uma ou duas tias estão tentando fazer o molho da maneira certa. Sim, eu sei, são muitos cozinheiros na cozinha. Na igreja, muitas vezes você descobre que o líder jovem tem uma página no Facebook ou no Instagram, o líder do ministério de mulheres envia e-mails, o secretário da igreja cria e envia um boletim informativo e o pastor escreve postagens no blog… Ou seja, há muitas pessoas fazendo suas próprias coisas.
Muitas vezes, no ministério, a pessoa que manuseia a comunicação não é treinada neste campo. Se é você, provavelmente tem um coração disposto e uma mente aberta, mas nunca fez isso antes e não sabe por onde começar. Sentir que você não tem boas ideias suficientes é um problema comum.
Muitas vezes, a pessoa encarregada da comunicação da igreja tem muita coisa pra fazer e pouco tempo. Se é você, eu acho que você pode ficar em paz porque quase todo mundo tem esse problema. Igrejas são um pouco como empresas iniciantes – você poderia liderar uma reunião, coordenar o marketing e até mesmo tirar o lixo e pagar as contas.
Os três principais problemas na comunicação da igreja são: 1) muita gente envolvida 2) falta de conhecimentos e recursos e 3) falta de tempo
Agora que identifiquei as três grandes fontes de problemas relacionados à Comunicação nas igrejas, vamos considerar algumas soluções para orientá-lo na direção certa.
Repetidamente, vejo isso como o problema fundamental quando se trata de igrejas e sua comunicação. Como ex-executivo e consultor de relações públicas, vejo o comunicador da igreja como o principal coordenador de toda a comunicação impressa, online e verbal da igreja. Isso inclui todos os anúncios do púlpito, exibições digitais ao redor da igreja, boletins da igreja, cartões de conexão, o site e toda a comunicação por e-mail e mídias sociais da igreja
Mesmo para uma pequena igreja de 100 membros, é preciso designar um líder disposto e capaz, que seja um bom comunicador com excelentes habilidades verbais e escritas, organizado, detalhista, multitarefas e com um desejo de ver Deus trabalhando através de todos os esforços de comunicação. Eu sei que parece uma tarefa difícil, mas é o que sua igreja precisa. Essa pessoa pode reunir uma pequena equipe de voluntários para ajudar nos aspectos de comunicação, mas o objetivo aqui é que ninguém seja desonesto e todos entendam a visão e o propósito da organização. Você é o pastor de toda comunicação, supervisionado pela liderança pastoral de sua igreja.
Para superar o problema de não ter boas ideias de comunicação para a igreja, você constrói uma equipe ao seu redor e recolhe sugestões. Além disso, uma das coisas mais incríveis sobre a época em que vivemos com as mídias sociais é que você pode se tornar instantaneamente parte de uma tribo de pessoas e fazer perguntas para obter ajuda.
Por exemplo, há uma infinidade de bons grupos privados no Facebook – há vários sobre comunicação na igreja, marketing na igreja, tecnologia na igreja, liderança de louvor, pastoreamento, etc. Além disso, dentro da sua igreja, há muitas coisas incríveis acontecendo que você pode não saber. Comece a criar uma lista de pessoas para quem você pode ligar para descobrir o que está acontecendo. Que voluntário está trabalhando com adolescentes e pode contar uma boa história para compartilhar por meio das mídias sociais? Que pastor você pode verificar semanalmente para entender as necessidades e vitórias do ministério?
A comunicação da igreja não acontece em uma bolha. Precisamos da nossa família da igreja e eles precisam de nós. Comece a criar um “banco de ideias”, ideal para uma lista contínua de se trabalhar. Você pode usar o Google Docs e compartilhá-lo com a equipe de liderança pastoral ou pode criar uma lista no Evernote, no Pages ou no Word. Qualquer que seja o método ajudará você a se sentir cheio de ideias! Quando você precisar de encorajamento, entre em um grupo privado de comunicadores de Igreja no Facebook e compartilhe sua necessidade, ou peça ajuda. Está lá se você quiser.
Sei que não tenho uma varinha mágica para adicionar horas extras ao seu dia já lotado. Escrevi muitos artigos úteis sobre ferramentas tecnológicas que podem ajudá-lo com as questões do tempo, mas nada é uma bala de prata. Você pode precisar de um estagiário para ajudá-lo, você pode precisar aumentar suas horas de trabalho na igreja, ou você pode precisar trabalhar no desenvolvimento de alguns métodos para ajudar a “domesticar a fera” por assim dizer. Construir sistemas para cada área de comunicação da igreja é uma das melhores maneiras de recuperar seu tempo. Um sistema parece um simples processo passo-a-passo do que é necessário do início ao fim para cruzar a tarefa da sua lista.
Tenho certeza de que você já percebeu que a mídia social pode rapidamente consumir o seu tempo. Utilizar as ferramentas de agendamento disponíveis, como o Hootsuite, o Buffer App, o Coschedule e afins, pode ajudar. Também é vital que você não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Atualmente, a maioria das igrejas mantém o Instagram e o Facebook como suas principais redes sociais.
PASSOS PARA ENCONTRAR MAIS TEMPO E OBTER ORGANIZAÇÃO:
1) Primeiro, ore – peça a Deus para direcionar seus passos.
2) Faça uma auditoria de comunicação para ver o que já está sendo fazendo
3) Construa um plano simples que inclua suas redes sociais primárias, a comunicação primária da igreja, a comunicação do ministério mais importante.
4) Decida sobre uma solução de agendamento de mídia social.
5) Configure soluções e comece a agendar 3xpostagens do Facebook por semana, postagens diárias no Instagram e defina um lembrete de tarefa para verificar as respostas dos posts várias vezes ao dia ou permitir notificações push no seu telefone.
Sou uma grande fã da plataforma de calendário e de marketing, Coschedule, porque você pode agendar comunicação por e-mail, comunicação social, postagens em blogs – praticamente tudo e qualquer coisa – e vê-la em um só lugar ao mesmo tempo. Isso me ajuda a ser consistente na comunicação da minha empresa de maneiras que superam minhas próprias habilidades. A tecnologia torna possível manter-se constante; sem isso eu estaria muito atrasada, com certeza.
Eu não posso entrar em todas as áreas da comunicação da igreja aqui para criar sistemas para você, mas sei que metade da batalha com o gerenciamento do tempo está dividindo tarefas e projetos em etapas menores. Isso pode ajudá-lo a evitar a sobrecarga total e também permitir que você defina os horários durante a semana em que você lida com cada aspecto da comunicação da igreja.
Por exemplo, bloqueie as manhãs de segunda-feira para trabalhar na cópia do boletim do domingo seguinte. Defina um horário na tarde de segunda-feira para agendar as postagens sociais da semana que acaba de começar e, depois, agende e deixe pronto para começar. Em geral, a criação de sistemas para resolver esses três desafios de comunicação da igreja é crucial.
Lauren Hunter
Lauren Hunter é empreendedora, escritora freelancer, fundadora e editora da ChurchTechToday, onde ela incentiva as igrejas a usarem a tecnologia para melhorar todos os aspectos do ministério. Ela também é esposa de um coach incrível, mãe de quatro filhos maravilhosos, líder de louvor e poeta.
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