Santuário de Fátima realiza a II Jornada de Comunicação com o tema #PlayFátima

Santuário de Fátima realiza a II Jornada de Comunicação com o tema #PlayFátima

Santuário de Fátima realiza a II Jornada de Comunicação com o tema #PlayFátima

O Santuário de Fátima vive uma nova fase, na qual é evidente a aposta no vídeo online, materializada já pelo streaming que diariamente é disponibilizado aos peregrinos

O Santuário de Fátima promoveu a II Jornada de Comunicação, com o título #PlayFátima, no último dia 29 de março. A iniciativa aconteceu no Centro Pastoral de Paulo VI, na cidade portuguesa que leva o nome da Santa, e foi aberta a todos os que trabalham na área da comunicação.

Na génese desta segunda edição está a “era digital”, “onde a imagem vale tanto quanto as palavras”, afirma o Reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas. “Mais do que uma revolução tecnológica vivemos uma revolução de linguagem, em que os paradigmas são outros e os métodos de explicitação da Fé também se alteraram, exigindo uma reflexão séria sobre como é que a teologia pode iluminar esse novo espaço teológico em emergência”, escreve o sacerdote, acerca desta iniciativa.

No Santuário de Fátima vive-se uma nova fase, em que é evidente a aposta no vídeo online, materializada já pelo streaming que diariamente é disponibilizado aos peregrinos com as celebrações na Capelinha das Aparições e também a oferta da missa diária do programa oficial, às 11h00.

Esta II Jornada de Comunicação do Santuário de Fátima inserida no contexto do ano pastoral – Dar Graças por Peregrinar em Igreja – interpela para os desafios que se colocam hoje à comunicação nas redes sociais e aos instrumentos que são utilizados para melhorar e rentabilizar, de forma verdadeira e eficaz, a mensagem.

A abertura aconteceu às 10h, com a palavra inicial do Pe. Vitor Coutinho, Vice-Reitor do Santuário de Fatima, e da Diretora do Gabinete de Comunicação, Carmo Rodeia.

No primeiro painel, Joana Martins, da RTP, e Manuel Pestana Machado, do Observador, refletiram sobre a importância do vídeo nas redes sociais.

Já Clara Almeida Santos, da Universidade de Coimbra, falou sobre o StoryTelling digital.

No segundo painel, Nuno Patrício, da RTP, e Tiago Lavado, da BTV abordaram a articulação entre a linguagem do vídeo e a linguagem institucional.

No terceiro e último painel, Paulo Santos, da Escutismo TV fez uma reflexão acerca do modo como se pode comunicar o evangelho através da imagem.

A II jornada de comunicação do Santuário de Fátima foi aberta a todos os profissionais de comunicação – jornalistas, assessores, repórteres e comunicadores em geral -, mediante a inscrição prévia.

Compartilhe esse texto
QUER VISITAR A CHURCH TECH EXPO 2024?

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Church Tech Expo | de 05 e 06 de junho de 2024 | Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo/SP